quarta-feira, 14 de julho de 2010

Tropicália ou Panis et Circencis

(Tropicália ou Panis Et Circencis - Tropicalistas - 1968)


Difícil aqui tentar dizer o contexto histórico de quando a maioria dessas canções foram compostas, mas a Ditadura militar iniciada em 64 estava a pleno vapor, os atos antidemocráticos mais duros do regime tomavam forma e lutas pelo reestabelecimento de uma pátria livre do totalitarismo eram sendo assumidas pela juventude da época.
Uma parte desses jovens lançava o então movimento cultural, chamado Tropicália ou Tropicalismo, que pela influência de correntes artísticas nacionais e do mundo da cultura pop, experimentavam as primeiras notas musicais do rock, pintavam o concretismo, descobriam o Cinema Novo, cortavam com as poesias marginais a Literatura e teatralizavam o país com o Teatro do Oprimido.
É uma época digna de ser pesquisada por nós da nova geração, temos que beber dessa fonte tão rica de inspiração.
Essa compilação dos Tropicalistas não pode faltar no mp3 de quem quer ter uma discografia com o melhor da nossa música brasileira. Fica ai minha dica da semana.
Participam deste disco artistas como, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé, Gal Costa, entre outros.

#Baby - Os Mutantes

Um comentário:

T R L ☼ disse...

"Mas as pessoas da sala de jantar, essas pessoas da sala de jantar, mas as pessoas da sala de jantar são preocupadas em nascer e morrer!" =)