sexta-feira, 9 de julho de 2010

30 anos sem o 'Poetinha'



Das histórias de juventude que a minha mãe me conta, a que eu mais sinto inveja e pena por não ter acontecido comigo foi de um show que ela presenciou sem muito entusiasmo. O show era 'Vinícius e Toquinho', no cinema da cidade de Lavras em Minas Gerais. Vinícius embalando a platéia que sentava nas cadeiras inclinadas do lugar naquela noite, não ficou distante nem por um instante da sua garrafa de Whisky.
Ninguém me influenciou tanto musicalmente quanto ele, sinto uma admiração profunda e espontânea. Ouvir bossa-nova na infância fora tão natural, me adaptei em primeira hora com os acordes do violão. E ninguém empreendeu com tanta maestria palavras e poemas nas músicas e canções.
Sinto um luto tardio por Vinícius, quando nasci ele já havia partido. Mas um sentimento de que ele sempre esteve vivo me faz lhe render homenagens em todas as datas importantes da sua vida.
Vinícius de Moraes além da carreira diplomática que tanto aprecio, foi um poeta brilhante. Conseguiu transportar a poesia escrita pra poesia cantada sem o menor esforço.
Sua canção, sua alegria e seu pensamento fica perpetuado na História.

Um comentário:

Jân Bispo disse...

Eu admiro Vinicius desde que ouvir uma professora recistar uma de suas maravilhosas poesias, e até então eu ignorante como era não gostava de poesias achava na minha burrice chata aquelas rimas, ai essa tal professora leu uma poesia de Vinicios na verdade uma poesia canção e eu me encantei pela simplicidade e maestria das palavras dele, dai em diante procurei muito sobre ele, Vinicius é uma grande inspiração. Belas palavras as suas para ele. abraços!MaRiAh