quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Grande Encontro

(O Grande Encontro - Zé Ramalho/Elba Ramalho/Alceu Valença/Geraldo Azevedo - 1996)

É com muito carinho que hoje recomendo esse álbum, 'O grande encontro' foi um marco na história da música brasileira.
Um álbum onde quatro grandes artistas apresentam músicas clássicas, todos eles em suas fases mais sólidas como músicos, se eternizando na música popular brasileira.
Ouvi o disco ainda menino, e me recordo que com poucos dias já sabia cantar todas as canções. É uma obra bárbara e memorável. Quem não ouviu que ouça.
Zé Ramalho, um arauto paraibano, com sua voz marcante lidera os quatro amigos nesse show lindo, no Canecão no Rio. Ele que tem fãs religiosos, carrega com sigo um pouco da aura mística e profética que Raul Seixas brilhantemente tanto teve em vida quanto em morte, Zé tem um pouco da energia e dos espólios do maluco beleza.
Elba Ramalho com sua afinação perfeita é uma referência quando assunto é música regionalista nordestina, tanto com o frevo quanto com o forró, musa da caatinga, herdeira de Luiz Gonzaga.
Alceu Valença é pura energia, magia, um gênio da música nordestina, taxista lunar. Me recordo com muita alegria do show que vi em Salvador, como conduzia bem uma platéia admirada por suas canções.
Já Geraldo Azevedo é a graça, é a suavidade e a beleza na voz, por muitos anos a música 'dia branco' ecoou no meu ouvido, e durante todo esse tempo foi na voz dele que imaginei histórias de amor.
É uma junção perfeita, apartir desse disco ainda existiram outros encontros, artistas de diversas áreas repetiram a forma perfeita.
É sem dúvidas um dos meus discos favoritos, e a vocês indico com todo o carinho.

#Coração Bobo - Alceu Valença & Zé Ramalho

Nenhum comentário: